sábado, agosto 6

Woody Guthrie

Tenho ouvido muito atualmente os sons desse senhor. Também músico folk, Woody Guthrie inspirou muito Bob Dylan em seu trabalho musical. Dylan até fez uma música para o Guthrie, ("hey woody Guthrie I wrote you a song..."). Mas enfim.
   Woodrow Wilson "Woody" Guthrie, Okemah, de 1912 ,New York, 1967) foi cantor e compositor norte-americano de folk music. Seu legado musical é composto por centenas de músicas, baladas e obras improvisadas que abrangem desde temas políticos, músicas tradicionais até canções infantis. Guthrie tocava frequentemente com sua guitarra que possui o slogan "This machine kills fascists" ("Esta máquina mata fascistas"). É talvez mais bem conhecido por sua canção "This land is your land", regularmente cantada nas escolas americanas.
Esse rapaz aí é muito bom. Cultura, sabe o que é? tem outro nome, Woody Guthrie. Esse som "This land is your land é realmente muito bom, a letra fala sobre a Califórnia e como era bonita e enfim era realmente algo bem atrativo cheio de riquezas enfim, ele é tipo um Gaúcho da Califórnia que honrava a terra e observava o lugar onde vivia. Guthrie também compôs muitas canções críticas politicamente, isso é o folk oras! O que mais dizer, vocês tem de ouvir com seus próprios ouvidos o que esse guy nos deixou. Está aqui o link pra download de músicas diversas do cara, tem também This land is your land e Do re mi. E de novo, se algum dia isso tudo se perder do conhecimento da geração futura, posso dizer: eu divulguei!


Donwload: Woody Guthrie songs








                                  

Folk

Well, o Folk é algo que merece ser divulgado, conhecido. É um estilo musical simples mas complexo. A musicalidade dos instrumentos não é tão complexa, não é nada alta classe, mas a letra, é forte, faz pensar, faz querer voltar, abraçar a causa, compreender, viver o acontecimento, como acontece em Hurricane, música de Bob Dylan, by the way por que não falar em Dylan?
   Robert Allan Zimmerman nasceu em 24 de maio de 1941 em Duluth, Minnesota. Poeta do Folk e do Rock, compôs canções de protesto como ninguém ousou na época, os incertos anos 60Bem, junto com Dylan devo mencionar a rainha folk Joan Baez. 
   Joan Chandos Baez é uma cantora de música folk, conhecida por seu estilo vocal distinto e opiniões políticas apresentadas abertamente. Está aí! essa moça tocou no woodstock, é aquele mesmo, o primeiro, expressivo e marcante. Pessoas como estas merecem ser lembradas, mas mais que elas, sua cultura musical. Então pra não somente falar aqui, deixo alguns links de donwload e vídeos. Bem, um dia se isso se perder entre a geração futura, eu posso dizer: eu tentei divulgar! Ah é bom lembrar que ao ouvir, é uma música, que você goste ou não, enfim, mas se ver a letra, vai fazer toda a diferença. Vai encontrar causas, acontecimentos, histórias, opiniões capazes de proporcionar a você que ouve, uma opinião sobre o que se conta.

Donwload album - Bob Dylan Freewheelin' 1963



                                                      Bob Dylan - Blowing in he ind


                                                             
                                                        Joan Baez - We shall overcome